Nada de terror ou drama hoje (milagre), sim, temos que mudar de vez em quando, nada como uma boa animação cheia de fantasia para dar um novo ar ao blog.
Título: 猫の恩返し Neko no Ongaesh
Título traduzido: O reino dos gatos
Título traduzido: O reino dos gatos
Produção: Studio Ghibli
Direção: Hiroyuki Morita
Direção: Hiroyuki Morita
Ano: 2002
Lembro de ter visto esse filme a alguns anos atrás e me apaixonado por ele. Embora esteja longe dos meus estilos favoritos (terror/drama) também há em mim uma parte criança que se encanta com pelas histórias, sendo do Studio Ghibli então já sabemos o que esperar.
Sem mais enrolação, segue abaixo resenha com SPOILER do começo da animação, que encanta adulto e crianças.
A história se inicia com Haru, uma menina preguiçosa e muito atrapalhada, que frequentemente chega atrasada na escola. Um dia, na volta da escola, Haru se surpreende ao ver um gato carregando um pequeno embrulhe na boca. Ainda observando o gato, ela o vê atravessando a rua, até que um caminhão vai na direção do gato, preocupada em salva-lo, Haru corre para rua e com a ajuda de uma raquete consegue tirar o gato da rua antes que ambos sejam atropelados.
![]() |
Haru salvando o gato de ser atropelado |
O que Haru não contava era que, após ser salvo o gato se coloca-se em pé sobre duas patas e lhe agradecesse por ter salvo sua vida. A menina, ainda abismada de ter visto o gato falando, conta o acontecido a sua amiga e a sua mãe, que acaba lhe dizendo que quando mais nova, Haru costumava conversar com gatos, coisa que nem a própria Haru se lembrava.
![]() |
Haru mais nova, alimentando e conversando com um gato de rua |
![]() |
Gatos comendo os ratos que cairam do armário de Haru |
Mais tarde Haru encontra um gato que lhe pergunta se está satisfeita com os presentes. Haru logo diz que não gostou e é então convidada pelo gato para conhecer o REINO DOS GATOS, encantada Haru imagina como deve ser o lugar e sem perceber passa uma ideia de que gostaria de ir. Avisada de que teria que casar com o príncipe dos gatos (aquele a quem ela tinha salvado), Haru ouve uma voz pedindo para procurar o Barão (um gato civilizado que pretende ajuda-la). Após é levada contra vontade para o reino dos gatos, onde se transforma em uma gata. Sendo seguida por Barão e seu ajudante, que tentam salva-la do casamento forçado.
![]() |
Haru transformada em gata. |
Opinião sobre o filme:
Não é preciso ser apaixonada por gatos como eu sou para apreciar a animação. Uma história fofa e envolvente como só o Studio Ghibli sabe fazer. Capaz de dispertar a nossa criança interior e nos fazer viajar com a sonhadora Haru, essa animação me lembrou muito aos filmes que vi quando era mais nova, cheguei a ficar surpresa ao ver que havia sido lançado em 2002, não que o filme tenha formato antigo, mas por poder sentir aquela pureza rara em histórias de hoje.
Sou apaixonada por gatos, amei animação.
ResponderExcluir