Mirai Nikki

Depois de uma ressaca de animes de drama (sim eu estava muito emotiva), finalmente um anime com gênero diferente. Mesmo tendo sido lançado a um tempo atrás (2011), merece um espaço no Blog, devido a fama que possui ainda hoje.



Título: 未来日記 (Mirai Nikki)
Título traduzido: Diário do futuro
Total de Episódios: 26
Total de OVAs: 01
Total de mangás: 12 (mais os extras: Paradox e Mosaic)
Período de Transmissão: Outubro de 2011 à abril de 2012
Autor: Sakae Esuno



Mirai Nikki (diário do futuro), como próprio nome diz, brinca com o futuro dos nossos personagens, além do psicológico, os colocando em uma espécie de jogo de sobrevivência.
Sem mais enrolação segue abaixo a review do anime com SPOILER sobre os primeiros episódios, porém nada que estrague as surpresas que o anime possui.




A história se inicia com Amano Yukiteru, um estudante isolado que evita o contato com os outros, tendo dificuldade para fazer amigos. Yuki vê a vida com um espectador, anotando TUDO que acontece em sua volta no seu celular, criando assim um espécie de diário. Além desse estranho hábito, o menino possui um mundo imaginário, onde sempre conversa com um Deus EX Machina que diz controlar o tempo e espaço.

Yukiteru se isolando para ir ao seu mundo imaginário


Esse Deus acaba convidando Yuki para participar de um jogo, o qual o menino concorda, pois que mal teria se tudo não passava de sua imaginação?
Na manhã seguinte Yuki se surpreende ao perceber que as anotações do seu diário para aquele dia já estavam todas escritas, mas não dá muita atenção ao fato, até perceber que todas as informações do diário começam a se realizar no seu dia, tendo essas até mesmo horário definido, ou seja, que o diário estava prevendo o futuro. Yuki começa então a usar as informações ao seu favor, usando o diário para evitar valentões e aumentar suas notas escolares.
Yukiteru desviando do caminho em que encontraria valentões do colégio
Yuki parecia agora ter as respostas da vida na palma da mão, porém durante um exame, enquanto respondia tranquilamente sua prova (pois já havia recebido as respostas pelo diário), se surpreende a ser encarado por Gasai Yuno, considerada a melhor aluna da classe, surpresa essa que aumenta ao ver a escultura de MuruMuru uma serva do Deus do tempo e espaço moldada por Yuno, mostrando que o mundo que Yuki visitava nada tinha de imaginário e que ele não era o único a visita-lo.


Escultura de MuruMuru moldada por Gasai Yuno.

Após, Yuki recebe uma nova atualização em seu diário do futuro, mostrando que seria encurralado por um serial killer e DEAD END (beco sem saída). Desesperado ele corre pela cidade com Yuno lhe perseguindo e é encurralado pela garota em um elevador, onde ela lhe mostra seu próprio celular, mostrando que também era uma portadora de um diário do futuro.

Gasai Yuno mostrando seu diário do futuro


Yuno mostra também outro dono de diário que os observava (esse sim era o serial killer) chamado de TERCEIRO, o número de seu também diário. Yuno explica para Yuki que ambos estão em uma espécie de jogo pela sobrevivência, onde para se livrarem da morte deveriam destruir o diário do TERCEIRO, pois cada diário significava o futuro de seu dono, destruindo-se o diário o dono também era destruido. Juntos Yuki e Yuno conseguem destruir o diário do terceiro portador, fazendo o mesmo desaparecer (literalmente) deixando apenas seu diário destruido para trás.
Diário do terceiro sendo quebrado


 
Após estarem salvos, o Deus do tempo e espaço convoca uma reunião com os portadores de diário no mundo antes considerado imaginário de Yuki, explicando que há 12 portadores de diário (na verdade 11 porque o terceiro já morreu) e que os mesmos deve se enfrentar até que só sobre um vivo ao final, ganhando o trono do Deus.
Yuki se desespera por entrar em um jogo que não sabia e tem agora que se proteger para não ser morto pelos outros jogadores, aceitando a ajuda de Yuno (segunda portadora) que mostra ter sentimentos por ele, estando disposta a qualquer coisa para protege-lo, incluvise de matar os outros jogadores.
Yuno prometendo proteger Yuki






Opinião sobre o anime:


Mirai Nikki é o tipo de anime que agrada boa parte do público por possuir drama, comédia, ação, horror, fantasia e outros inúmeros estilos o tornando bem diversificado.
Possui uma proposta interessante que nos instiga a querer ver os próximos episódios, aquele famoso dilema: "como vai terminar?" fica em nossa mente quando assistimos.
Eu particularmente devorei os episódio rápidamente, anciosa para descobrir o final.
O anime possui 26 episódios e um OVA, um tamanho satisfatório para não arrastar demais a história, mas também conseguir explicar bem os jogadores (menos o terceiro que morreu no 1º episódio) e fazer com que nos afeiçoemos a eles, torcendo para não morte ou no mínimo um DEAD END decente para eles.

Motivos para assistir:
 
 
As previsões dos diários.
Esse não é apenas um jogo de sobrevivência, ou seja, não adianta nada ter força se não tiver informação, é nessa parte que os diários entram, quanto melhor era o diário do portador, mas recursos ele tinha para virar o jogo contra o adversário. Quando uma nova previsão chegava era pausar o anime, ler atentamente e imaginar onde aquela informação podia levar. Melhor ainda era ver como as informações de um diário se encaixavam em outro, fazendo com que as vezes fosse necessário mais de um diário para desifrar formando assim espécie de alianças a curto prazo entre os portadores. Adorei isso.



As reviravoltas da história


Como comentei acima, muitas alianças foram formadas e muitas foram desfeitas, vimos "vilões" lutarem ao lado dos "mocinhos" e "mocinhos" virarem "vilões". Pois era um jogo de sobrevivência, não importava quão boa a pessoa fosse, era uma briga para ver quem iria sair vivo e só um poderia ganhar.



Gasai Yuno


Não há o que discutir, Yuno foi a personagem chave da história, sem ela Mirai nikki não teria acontencido. Não digo que foi a melhor personagem (seus gritinhos e atitudes as vezes davam raiva), mas foi a personagem mais complexa e difícil de se interpretar durante boa parte do anime, muito misteriosa, as vezes inocente, em outras uma assassina perfeita, sem pena nenhuma de tirar quem atrapalhava seu caminho.



Yuno foi tão bem desenvolvida que ganhou mais destaque que o próprio protagonista a quem ela protegia (convenhamos, embora Yuki também a tenha ajudado, era Yuno quem fazia todo trabalho pesado e o salvava das piores situações). Yuno mostrou que estava mesmo disposta a qualquer coisa para te-lo em segurança, querendo ele ou não.





Os doze portadores de diário


De nada adiantaria ter o melhor diário se também não tivesse quem o usasse, nesse quesito foi bom conhecer cada um deles, cada qual com seu perfil e motivo para querer o trono de Deus, já que o passado da maioria dos portadores não foi exatamente agradável, foi bom ver que alguns competiam por motivos as vezes mais fortes do que proteger a própria vida.
OBS: Para mim a nona, os sétimos e o quinto foram os melhores.







E o mangá?

Um dos pontos que podem ser elogiados foi o fato do anime respeitar bem o mangá, pois pouca coisa foi mudada entre as versões mangá/anime, sendo incluso até algumas partes do mangá extra Mosaic, que conta um pouco mais sobre a personagem Uryuu Minene (a nona portadora de diário).

Um comentário:

  1. O anime é um dos melhores que já assisti e gostaria que tivesse uma continuação, ainda mais agora que é ano 2018 e que já é bem conhecido porém esquecido pelo povo do mundo, eu tenho a mais absoluta certeza de que se tivesse uma nova temporada com certeza faria sucesso, um sucesso que abalaria o mundo de tão bom

    ResponderExcluir