Quem já leu algumas resenhas do meu blog sabe que não sou exatamente fã de zumbis, principalmente pelas histórias possuirem sempre o mesmo estilo: Um apocalipse, pessoas fugindo ou sendo devoradas, clichê... clichê.. clichê.
Porém, em meio a tantas histórias repetidas, eis que já percebi estar escrevendo minha segunda resenha sobre eles (Sankarea), então resolvi criar uma matéria sobre nossos amados mortos vivos.

Eis o grande culpado de me fazer escrever essa matéria, talvez se eu soubesse que se tratasse de uma história de zumbi eu nunca tivesse começado e assistir, mas por ironia do destino acabei o conhecendo e gostando da história, nada revolucionário, mas tem sim um bom enredo e é criativa.
A história se trata de um jovem apaixonado por zumbis, obcecado de um jeito que quando seu gato morre ele tenta fazer uma poção para ressuscita-lo. Nesse meio tempo conhece Rea, uma garota rica e infeliz que acaba tentando suicídio tomando sua poção de ressurreição, que embora não faça efeito na hora, acaba reanimando Rea depois que a mesma sofre um trágico acidente. Agora é cumprir com a promessa e cuidar de Rea, podendo ter a chance de realizar seu sonho e ter uma namorada zumbi.

Se Sankarea me pegou de surpresa por ser sobre zumbis, Gakkou Gurashi foi um tapa na cara. Nunca esperaria que uma história sobre meninas fofas era na verdade uma camuflagem para esconder o apocalipse zumbi que ocorria do lado de fora da escola. O jeito como as meninas protegiam umas as outras e os segredos que foram sendo revelados durante o anime dão aquela vontade de assistir até o final para ver como vai terminar. Embora só tenha visto a 1° temporada já se tornou um dos meus favoritos, não por causa dos zumbis, mas por conseguir esconder a história e deixar que uma nova surpresa seja descoberta a cada episódio.
HIGH SCHOOL OF THE DEAD

Entre as histórias citadas essa é de longe a mais popular e clichê entre elas. Seja pelas mortes (que não são economizadas), armas ou garotas peitudas, o anime conquistou um grande público sendo considerado por muitos o melhor do gênero (
prefiro Gakkou Gurashi). O início é parecido com a maioria do tipo, um dia "normal" até começarem a haver os ataques e os poucos sobreviventes, nesse caso estudantes, lutarem por suas vidas. O que faz o anime ganhar alguns pontos comigo é exatamente isso, serem adolescentes, que mesmo jovens já tem que passar por essa situação e sobreviver ao começo do fim do mundo. No quesito ação também ganha destaque por possuir mais combates do que os outros citados e ser o mais fiel a imagem zumbis a qual estamos habituados. Clichê, para manter a essência dos zumbis.
KORE WA ZOMBIE DESU KA

Se o High School of the dead é o maior dos clichês, Kore wa zombie Desu ka é o menor deles. A história é tão diversificada que chegar a bagunçar nossa cabeça, mas uma bagunça boa e divertida. A história gira em torno de Ayumu Aikawa um estudante que após ser morto por um serial Killer acaba sendo reanimado por uma
necromancer, que acaba o adotando com "escravo" e se mudando para morar com ele. Só que não acaba por ai, ele também conhece uma
guerreira mahou shoujo (guerreira mágica estilo Sakura card captor) e acaba tomando os poderes dela, tendo que ajuda-la até que ela os recupere. Não basta-se isso ele ainda conhece uma
vampira ninja (você leu certo é uma vampira ninja mesmo). Então se você busca zumbis comedores de cérebro, esse não é o anime certo, mas a comédia é garantida e ainda consegue rolar um pouco de drama com nosso Zumbi que apresenta mais resistência que um humano normal tendo como desvantagem tem o fato de não poder ficar muito ao sol. O anime é realmente divertido e como dito antes muito diversificado.
ZOMBIE LOAN

Mais um anime de zumbis que não parece ser de zumbis. Não estou dizendo que zombie loan é rui. Ao contrário, até gosto da história. Zumbi Loan nada mais é do que uma empresa que faz contrato com mortos, onde os mesmos agem como humanos, mas escondidos matam zumbis ilegais. Graças a ela dois estudantes mortos em um acidente, assinam o contrato para continuarem vivendo, se tornam caçadores e acabam precisando da ajuda de Kita Michiru, uma garota do colégio que tem o dom de ver anéis negros em volta do pescoço das pessoas, simbolizando a morte.
Como disse, não sou exatamente fã de animes de zumbi. Porém como toda regra tem sua exceção, existem sim muitos animes bons, esse citados são só alguns que conheço, pois não costumo procurar muito sobre o tema. Cada um tem um estilo bem diferente um do outro, por isso quiz montar essa matéria. Para mostrar que clichês existem, mas nem por isso são ruins e alguns mesmo tendo um tema em comum passam longe de ser parecidos. Temos zumbis comedores de carne, kawaii, sexy, caçadores, e muitos outros que sequer imagino.
Quem gosta do estilo invista no seu gosto e procure mais sobre eles e desejo que uma Rea (Sankarea) ou Ayumu (Kore wa zombie Desu ka) entre em sua vida. Afinal quem não gostaria de um namorado (a) zumbi? Acho que eu não.
Sankarea! realmente merece o Topo, por ser diferente dos outros em retratar zumbis, o manga e muito legal também, mas ninguém merece aquele final.
ResponderExcluir