Cinco centimetros por segundo

Depois de muito tempo finalmente criei coragem para ver esse filme, por terem me avisado que era um pouco dramático evitei assistir para não afundar ainda mais meu emocional que não é pequeno, me arrependi amargamente por ter demorado tanto tempo para ver essa grande obra.

 
 
Título: 秒速5センチメートル
Título traduzido: 5 centimetros por segundo
Duração do filme: 63 minutos
Total de mangás: 02 volumes
Roteiro e direção: Makoto Shinkai


Embora seja um filme, ele é subdividido em três capítulos, 5 centimetros por segundo, é uma história sobre distância, mudança, relacionamentos, sobre a vida. Díficil encontrar uma palavra para descreve-lo, talvez belo.
Como sempre a review vai ter alguns SPOILERS sobre ínício, mas nada que estrague o final dessa grande obra.


A 1°parte se inicia com duas crianças Takaki Akari, estudantes da mesma escola e com gostos em comum, o que faz com que se aproximem um do outro, sendo uma dessas semelhanças o fato de seus pais sempre se mudarem, fazendo com que já tenham frequentado outros colégios. É com esse clima de mudança Akari acaba deixando o colégio devido a mais uma mudança de seus pais, mas antes ela faz uma "promessa"onde se encontrariam novamente para ver as flores de cerejeira cairem novamente à velocidade de 5 centimetros por segundo.

Akari e Takaki sob as flores de cerejeira

Logo após percebemos uma troca de cartas entre os dois, tentando de alguma forma manter o contato, mas essa comunicação vai ficando cada vez menos frequente, até a família de Takaki também resolver se mudar, tornando a distância que já os separava ainda maior. Takaki resolve então pegar um trem e ir se encontrar com Akari, enquanto a distância entre os dois não aumente ainda mais e leva consigo uma carta onde onde havia escrito sobre seus sentimentos e não havia enviado junto com as outras cartas por quer entrega-la pessoalmente.
Takaki no trem a caminho do encontro com Akari


Assim como na vida real, as coisa não dão exatamente certo, o trem acaba se atrasando no caminho devido a uma nevasca, a carta com seus sentimentos se perde, mas mesmo com tudo contra eles Akari e Takaki ainda conseguem se encontrar, trocando seu 1° beijo abaixo de uma árvore de cerejeira enquanto observavam a neve que caia (parecido com as pétalas de cerejeira que prometeram um dia ver juntos novamente) deixando um clima de despedida no ar.
Takaki e Akari em baixo da árvore de cerejeira em seu reencontro

Como nem tudo são flores, Takaki precisa voltar para casa, se despedindo de Akari, que deixa de entregar a carta que assim como Takaki havia escrito sobre seus sentimentos. Takaki se muda assim como estava previsto, não havendo previsão nenhuma de quando ou se voltarão a se encontrar agora que a distância aumentou entre ambos.

Akari com a carta que não conseguiu entregar a takaki


Na 2° parte da história vemos o novo colégio onde Takaki está estudando, vemos o mesmo mais velho e conhecemos Kanae Sumida, uma garota que de cara já  mostra ter um amor platônico por Takaki, com que sempre volta para casa após o colégio. Mesmo fazendo esse trajeto juntos, Kanae fica apreensiva, pois o mesmo sempre estava com uma espécie de olhar distante: "Ele olhava para alguma coisa muito maior do eu - Kanae Sumida" além de frenquentemente vê-lo digitando no celular mensagens para alguém "Naqueles momentos eu gostava de imaginar que as mensagens eram para mim - Kanae Sumida" 
Deixando a garota com a difícil decisão de arriscar ou não em se declarar.
 Kanae e Takaki


Opinião sobre a animação:
Cinco centimetros por segundo é uma história linda, emocionante e real (não que seja baseada em alguma história em si, mas esse tipo de situação acontece o tempo todo, em todo mundo). Tem um ótimo enredo, nos fazendo ver por vários pontos de vista diferentes e compartilhar do sentimento dos personagens (não disse que sou emotiva?).
Para quem não assistiu esse é um ótimo filme e curtinho 63 minutos de duração (o tempo do capitulo de uma novela ). Para quem prefere ler existe a versão mangá dessa animação.
Não se convenceu? MOTIVOS PARA ASSISTIR:

Os cenários e a animação. 
Sério, a muito eu não via uma animação se importar tanto com a paisagem, nesse eles brilharam, muitas vezes chamando atenção a tal ponto que parece mesmo uma imagem real, o filme ganha muitos pontos por isso, dá gosto de assistir.



A trilha sonora.
A ending "One more time, one more chance" é simplesmente perfeita. Linda de mais.




E o mangá?


Acho interessante mesmo para quem viu o filme, pois conta a história dos personagens com mais calma, mostrando inúmeras cenas a mais em relação ao filme, além do belo traço do mesmo.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário