E ai galera, hoje nosso assunto é amizade. Pensando nisso nada melhor do que falar de um dos animes mais tristes da história e se emocionar com uma amizade tão forte que nem a morte pode separar.
Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai (Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia), mais conhecido como Ano Hana, é um anime de gênero dramáticos e pode derreter até mesmo o mais duro coração.
Esse é um anime bem famoso por causa disso, sendo considerado o anime que mais fez a galera chorar (
eu sou uma delas).
Sem enrolação e babação (
sou louca por esse anime), segue abaixo a review com
SPOILER, embora como sempre eu não vá falar sobre o final para manter aquele gostinho de quero mais.
A história se inicia com Jinta "Jintan" um jovem anti social que raramente frequenta a escola, passando a maior parte do tempo trancado em casa jogando vídeo game. Em um desses dias monótonos, enquanto jogava, uma menina apareceu para si, deixando o jovem de certa forma incomodado, ignorando completamente a garota ou seu "trauma" como ele a chamava.
Jintan ignorando Memma
Mesmo a princípio ignorada, "Memma" chama-o atenção dizendo que gostaria que seu desejo se tornasse realidade, o problema é que ela mesma não se lembra que desejo é esse, portanto o grupo de amigos da infância (conhecido como Super protetores da paz) deveria ser reunido para ajudar.
Super protetores da paz
Jintan avisa a Memma que houveram muitas mudanças desde sua infância, que o grupo já não se falava e que todos mudaram seu jeito, sendo ele o que mais mudou. Mesmo dizendo isso ele sai e para mostrar a ela, encontrando 2 membros do antigo grupo que se manifestam rudemente a simples menção do nome da garota. Nessa hora nos é mostrado o motivo da mudança e separação do grupo: Memma na verdade havia morrido a 10 anos atrás em um acidente e o grupo se desestabilizado completamente depois de sua morte. Porém sua alma havia voltado agora (10 anos depois) em busca da realização de seu pedido e para tentar ajudar a reatar a amizade de seus amigos
Grupo ainda em luto pela morte da amiga na infância
Um dos grandes problemas e convencer o grupo de sua volta, já que Jintan é o único que consegue vê-la e ouvi-la, sendo que ele próprio fica em duvida se Memma realmente havia voltado ou seria fruto de sua imaginação devido ao trauma que sofreu com sua morte, já que mais do que um amigo, Jintan nutria sentimentos pela menina.
Ele chega a ser acusado de estar brincado com o nome da Memma, o que deixa alguns personagens nervosos (eu acho que faria o mesmo)
Yukiatsu brigando com Jintan por usar o nome da Memma
Porém, mesmo descrentes a principio, o grupo de amigos resolve aos poucos se juntar e começar a tentar se lembrar do passado a fim de descobrir o desejo de Memma e tentar realiza-lo.
Conforme as começam a se lembrar descobrimos as magoas que todos carregam, já que se consideram culpados da morte da amiga e duvidam que mesmo que realizassem o seu desejo ela seria capaz de perdoa-los.
Além da dúvida que começa a nascer em Jintan sobre realizar ou não o desejo de Memma, já que há grande chance que após o mesmo ser cumprido Memma desapareça fazendo com que ele a perca mais uma vez. Deixando-o com a dúvida entre ajuda-la a encontrar a paz ou mante-la na Terra consigo.
Jintan e Memma
Opinião sobre o anime:
Difícil ser imparcial sobre esse anime, como eu já havia dito antes está entre os meus favoritos.
Se tornou importante pois calou minha boca, já que o tinha criticado antes de assisti-lo considerando frescura todo o chororo que faziam por ele, acabei me surpreendendo e chorando já no 1° episódio.
O anime conta com 11 episódios e um filme, curtinho não?
Ano Hana trata de diversas questões, mas acho que uma das mais importantes mostradas no anime e a importância de aprender a perdoar a si mesmo e pensar sobre o quão egoístas somos as vezes, fazendo as coisas para alguém enquanto pensamos no retorno que trara a nós mesmos.
Não preciso nem falar que comigo o anime tem nota 10. Recomendo a todos que ainda não assistiram (sim, existem pessoas que ainda não viram) e prepare seu emocional.
Se ainda não se convenceu aqui vão alguns motivos para assistir:
A amizade dos Super protetores da paz.
Acho que depois desse post nem precisava ter comentado esse, mas não podia deixa-lo de lado. Todos que já tiveram amigos na infância e não falam mais com eles, seja pelo motivo que for, deve se sentir um pouco assim. Vê-los tentando uma reaproximação foi ótimo, pois cada um contava com uma personalidade única, além de quase não possuir mais as assuntos em comum, vistos que alguns nem na mesma escola estudavam mais, mesmo tristes, mesmo sem saber se Memma havia mesmo voltado ou não, mesmo tento mudado sua personalidade, mesmo fingindo não se importar uns com os outros, eles ainda ficam preocupados e defendiam os antigos amigos quando era preciso, foi uma sensação incrível ver um como um grupo tão desestabilizado como aquele ainda tentar se arrumar, enquanto nós por motivos bestas as vezes perdemos amizades e não tentamos reata-las, lição incrível.
Memma
Sério de onde tiraram uma personagem tão fofa?
Mesmo nos piores momentos ela ainda conseguia sorrir, os poucos momentos que a viamos triste eram quando algum de seus amigos estavam machucados. Mesmo tendo um ar infantil ela sabia exatamente a hora de se retirar e o que dizer no momento certo.
A ending (encerramento)
Por mais que a opening seja perfeita (sim é linda) e a ending "SECRET BASE" que rouba a cena. É simplesmente linda e emocionante, traduzindo o anime em poucas palavras. Perfeita.
.